publicidade ( anuncie aqui sua marca)

Relatório de atividade prática e artigo científico

Relatório de atividade prática e artigo científico

Como escrever um Relatório de atividade prática e artigo científico

Relatório de atividade prática e artigo científico
Relatório de atividade prática e artigo científico

    O verbo relatar significa fazer a narrativa de alguma coisa, seja oralmente ou por escrito. A esse verbo relaciona-se o substantivo relatório, que, no contexto de nosso interesse, é o nome de uma exposição por escrito de fatos, sequência de eventos, análises e conclusões.

Como fazer um relatório de atividade prática e artigo científico

No âmbito escolar, quando se realiza uma atividade prática de Ciências da Natureza, é frequente que o professor solicite um relatório. Ainda neste capítulo, você e seus colegas realizarão uma investigação científica sobre o estouro da pipoca e terão a oportunidade de elaborar um relatório de atividade prática. De modo geral, é conveniente que um relatório desse tipo, além do nome dos autores, contenha:

• Título – que represente de modo significativo a que se refere a atividade;

• Introdução – explicação concisa sobre a finalidade da atividade;

• Procedimento – descrição do que foi realizado, incluindo quais equipamentos e materiais foram utilizados;

• Observações – descrição do que se verificou durante a execução prática;

• Conclusões – análise das observações, explicando-as com base em conceitos das Ciências da Natureza e empregando vocabulário científico;

• Bibliografia – citação das fontes de informação que foram consultadas.

Essa estrutura não é rígida e alterações podem ser realizadas (inclusive no nome das seções), principalmente por determinação do professor, a fim de adequar o relatório a situações particulares.

No item 3 deste capítulo, apresentamos as linhas gerais da metodologia das Ciências da Natureza. No contexto dessa atividade humana, quando um grupo de pesquisadores finaliza um projeto, é comum publicar um relatório para deixar registrada a originalidade do trabalho e divulgar os resultados e as conclusões à comunidade científica. Esse tipo de relatório é um artigo científico (também designado pela palavra inglesa paper) e é mais sofisticado do que um relatório escolar.

Como escrever um de modo fácil uma artigo científico

original do artigo (que também é chamado de manuscrito, embora não seja mais escrito à mão) é submetido ao editor de um periódico científico. Existem periódicos (jornais, revistas) especializados nas diversas áreas de atuação das Ciência da Natureza.

O editor envia o original para ser avaliado por outros pesquisadores da mesma área, que atuarão na revisão. Para essa etapa, são escolhidos pesquisadores que não atuaram na pesquisa nem têm envolvimento profissional com os autores do artigo. Esse processo, chamado de revisão por pares, serve para que pesquisadores independentes avaliem a originalidade, a pertinência, a reprodutibilidade e a qualidade do trabalho e das conclusões. Cada revisor pode recomendar a publicação (ou não) e sugerir alterações na redação. A revisão por pares é um mecanismo para evitar que artigos ruins sejam publicados.

Cada periódico estabelece suas regras de publicação. Contudo, em geral, um artigo que descreva uma pesquisa científica é assim estruturado:

• Título – enuncia o assunto do trabalho;

• Resumo – em poucos parágrafos, descreve o artigo; nos periódicos que não são em inglês, o resumo é geralmente apresentado em duplicata: na língua do artigo e também em inglês (neste caso, chama-se abstract);

• Autores – nomes e instituições em que trabalham;

• Introdução – partindo de aspectos já publicados na literatura científica, explica o contexto em que a pesquisa se insere e qual é o seu objetivo;

• Materiais e métodos – descrições dos materiais e equipamentos utilizados e dos procedimentos executados;

• Resultados – apresentação do que foi obtido, sob a forma de texto, gráficos, tabelas, esquemas e fotografias;

• Discussão – interpretação dos resultados obtidos e explicitação do que a pesquisa evidenciou;

• Conclusão – considerações sobre os resultados, comentários sobre sua relevância no atual estágio da Ciência e sugestão de outros trabalhos que podem ser realizados na mesma linha de pesquisa;

• Referências – relação das fontes de informações usadas como embasamento e/ou citadas ao longo do artigo.

Agora, individualmente, realize as seguintes atividades, registrando as respostas e conclusões no seu caderno.

1. Um grupo de pesquisadores pensou nos títulos a seguir, todos possíveis para o artigo científico que escreveram.

Determinação de íons chumbo (II)  na água.

Novo procedimento para identificar íons tóxicos na água.

Desenvolvimento de um método econômico para determinar íons tóxicos de chumbo (II)  em água tratada.

Analise-os e explique qual deve ser o escolhido, justificando a escolha.

2. Explique se, depois de publicado, um artigo científico pode ser contestado. Argumente com base no método científico.

3. Existem diversos modos de revisão por pares. Vamos mencionar dois deles. Na revisão simples cega, os autores não conhecem a identidade dos revisores, mas os revisores sabem quem são os autores. Já na revisão duplo cega, autores e revisores não conhecem as identidades uns dos outros. Na sua opinião, qual desses sistemas é melhor? Argumente para sustentar a sua opinião.

4. Às vezes, um artigo científico passa por retratação. Pesquise o que é esse processo e em quais casos pode acontecer.

5. Pesquise um exemplo de artigo que tenha sido retratado por iniciativa da editora que publica o periódico (não por iniciativa dos autores) e justifique por que, nas atividades científicas, esse tipo de procedimento pode ser necessário em certos casos.

Fonte: https://pnld.moderna.com.br/pnld/quimica/moderna-plus-quimica-na-abordagem-do-cotidiano/html?volume=1 , página 21. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório de Experiência: Efervescência da Aspirina em Diferentes Temperaturas

Mapa mental primeiros anos

Modelos Atômicos