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Atividade Valendo Nota: Faça uma Dissertação estilo do Enem 101

 Atividade Valendo Nota:  Faça uma  Dissertação estilo do Enem

Tema gerador dissertação( redação argumentativa) tema para primeiro ano do ensino médio.


1- Por isso, temos um desafio avaliativo para você: produzir uma redação dissertativa-argumentativa no estilo ENEM!

Para te ajudar a brilhar, preparamos um texto auxiliar com informações valiosas. Use-o como base, inspire-se e mostre todo o seu potencial!


Segue a ideia para proposta do texto : As Propriedades Periódicas: O DNA da Poluição em Rios, Mares e no Planeta

"A poluição de rios, mares e do planeta não é um fenômeno aleatório; ela é, em sua essência, uma manifestação das interações químicas entre substâncias, muitas vezes ditadas pelas propriedades periódicas dos elementos. A Tabela Periódica, esse mapa da matéria, oferece as chaves para compreendermos por que certos poluentes são tão persistentes, tóxicos e difundidos, moldando os desafios ambientais que enfrentamos hoje."

Você deve fazer um texto, descrevendo a poluição dos mares e dos rios. Deve  ter no texto uma das propriedade da tabela periódica ( afinidade eletrônica, eletronegatividade  e ionização e etc)

a) Segue o vídeo ajuda, para aprender a escrever uma  dissertação (redação). Em anexo também.
                  

https://www.youtube.com/watch?v=lgVO_jb_4sw


b) Fique atento aos critérios de avaliação:
  • Compreensão do Tema: Aborde o assunto proposto de forma completa.
  • Argumentação Sólida: Defenda seu ponto de vista com argumentos claros e bem desenvolvidos.
  • Coerência e Coesão: Conecte suas ideias de forma lógica e fluida.
  • Domínio da Norma Culta: Use a língua portuguesa de forma correta e adequada.
  • Proposta de Intervenção: Apresente uma solução concreta e detalhada para o problema abordado.
c) Uma redação, estrutura clara e lógica, geralmente dividida em quatro ou cinco parágrafos:Introdução: (1 parágrafo)
  • Apresente o tema da redação de forma geral.
  • Contextualize o problema, mostrando que você o compreende. Você pode usar dados históricos, citações, alusões, comparações ou fatos.
  • Apresente sua tese (seu ponto de vista) sobre o problema. É a ideia principal que você defenderá.
  • Mencione brevemente os argumentos que irá desenvolver nos próximos parágrafos. Isso cria um "mapa" para o leitor.
Desenvolvimento 1: (1 parágrafo)
  • Inicie com um tópico frasal que retome o primeiro argumento que você citou na introdução.
  • Desenvolva esse argumento com exemplos, dados, fatos, comparações, ou outros conhecimentos de diversas áreas (história, sociologia, filosofia, geografia, etc.).
  • Conclua o parágrafo reforçando a relação do seu argumento com a tese.
Desenvolvimento 2: (1 parágrafo)
  • Comece com um tópico frasal que introduza seu segundo argumento (também mencionado na introdução).
  • Desenvolva este argumento da mesma forma que fez no parágrafo anterior, usando mais exemplos, dados ou referências.
  • Reforce como este argumento apoia sua tese.
  • Dica: Se você tiver um terceiro argumento forte, pode criar um terceiro parágrafo de desenvolvimento (totalizando 3 de desenvolvimento e 5 no total).
Conclusão: (1 parágrafo)
  • Retome sua tese com outras palavras, confirmando seu ponto de vista.
  • Apresente a Proposta de Intervenção Social detalhada. Ela precisa responder a cinco perguntas essenciais:
  • O quê? (A ação concreta para resolver o problema)
  • Quem? (O agente responsável por realizar a ação: governo, ONGs, família, escola, mídia, sociedade)
  • Como? (O modo/meio pelo qual a ação será executada)
  • Para quê? (O efeito ou a finalidade da ação)
  • Detalhe/Aprofundamento: Um detalhamento a mais da ação, do agente ou do modo de execução.
Dicas Essenciais para o Sucesso:
  • Coerência e Coesão: Suas ideias precisam estar bem conectadas. Use conectivos (além disso, entretanto, portanto, dessa forma, em suma, etc.) para ligar parágrafos e frases.
  • Domínio da Norma Culta: Fique atento à gramática, ortografia, pontuação e concordância. Erros podem reduzir sua nota.
  • Repertório Sociocultural: Mostre que você tem conhecimento de mundo! Use referências de diferentes áreas do conhecimento para embasar seus argumentos.
  • Clareza e Objetividade: Seja direto e evite enrolar. Sua mensagem deve ser compreendida facilmente.
  • Respeito aos Direitos Humanos: Sua proposta de intervenção e seus argumentos jamais podem ferir os Direitos Humanos

As Propriedades Periódicas: Poluição em Rios, Mares e no Planeta



        A densidade, uma propriedade física que varia periodicamente, é um fator crucial. Derramamentos de petróleo, por exemplo, demonstram a menor densidade do óleo em relação à água, fazendo com que o petróleo flutue e forme uma camada superficial que impede a troca gasosa, asfixiando a vida marinha e as aves. Por outro lado, metais pesados como o mercúrio e o chumbo, notoriamente densos, tendem a se depositar no fundo de rios e oceanos. Essa alta densidade não só dificulta sua remoção, como também os torna persistentes, acumulando-se no sedimento e entrando na cadeia alimentar, onde sofrem biomagnificação.
        A eletronegatividade, a capacidade de um átomo atrair elétrons em uma ligação, desempenha um papel fundamental na reatividade e toxicidade dos poluentes. Elementos com alta eletronegatividade, como o oxigênio e o cloro, podem reagir intensamente com outras substâncias, formando compostos estáveis ou, no caso de poluentes, alterando o equilíbrio químico do ambiente. Metais pesados, por sua vez, muitas vezes em suas formas iônicas (que se formam dependendo da energia de ionização, a energia necessária para remover um elétron, e da afinidade eletrônica, a energia liberada ao ganhar um elétron), possuem forte afinidade por grupos químicos presentes em enzimas e proteínas de organismos vivos. Essa "atração" eletrônica desestabiliza as funções biológicas, levando a danos neurológicos, renais e outros problemas de saúde em peixes, animais marinhos e humanos.
         A facilidade com que certos elementos se ionizam também determina sua solubilidade e mobilidade na água. Íons formados a partir de poluentes podem se dissolver na água e viajar por longas distâncias, contaminando ecossistemas inteiros. Por outro lado, a formação de precipitados (compostos insolúveis) pode levar à acumulação desses poluentes no sedimento do fundo, onde persistem por décadas ou séculos.

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