Atividade Valendo Nota: Faça uma Dissertação estilo do Enem 101
Atividade Valendo Nota: Faça uma Dissertação estilo do Enem
Tema gerador dissertação( redação argumentativa) tema para primeiro ano do ensino médio.
1- Por isso, temos um desafio avaliativo para você: produzir uma redação dissertativa-argumentativa no estilo ENEM!
Para te ajudar a brilhar, preparamos um texto auxiliar com informações valiosas. Use-o como base, inspire-se e mostre todo o seu potencial!Segue a ideia para proposta do texto : As Propriedades Periódicas: O DNA da Poluição em Rios, Mares e no Planeta
"A poluição de rios, mares e do planeta não é um fenômeno aleatório; ela é, em sua essência, uma manifestação das interações químicas entre substâncias, muitas vezes ditadas pelas propriedades periódicas dos elementos. A Tabela Periódica, esse mapa da matéria, oferece as chaves para compreendermos por que certos poluentes são tão persistentes, tóxicos e difundidos, moldando os desafios ambientais que enfrentamos hoje."Você deve fazer um texto, descrevendo a poluição dos mares e dos rios. Deve ter no texto uma das propriedade da tabela periódica ( afinidade eletrônica, eletronegatividade e ionização e etc)
a) Segue o vídeo ajuda, para aprender a escrever uma dissertação (redação). Em anexo também.
https://www.youtube.com/watch?v=lgVO_jb_4sw
b) Fique atento aos critérios de avaliação:
- Compreensão do Tema: Aborde o assunto proposto de forma completa.
- Argumentação Sólida: Defenda seu ponto de vista com argumentos claros e bem desenvolvidos.
- Coerência e Coesão: Conecte suas ideias de forma lógica e fluida.
- Domínio da Norma Culta: Use a língua portuguesa de forma correta e adequada.
- Proposta de Intervenção: Apresente uma solução concreta e detalhada para o problema abordado.
- Apresente o tema da redação de forma geral.
- Contextualize o problema, mostrando que você o compreende. Você pode usar dados históricos, citações, alusões, comparações ou fatos.
- Apresente sua tese (seu ponto de vista) sobre o problema. É a ideia principal que você defenderá.
- Mencione brevemente os argumentos que irá desenvolver nos próximos parágrafos. Isso cria um "mapa" para o leitor.
- Inicie com um tópico frasal que retome o primeiro argumento que você citou na introdução.
- Desenvolva esse argumento com exemplos, dados, fatos, comparações, ou outros conhecimentos de diversas áreas (história, sociologia, filosofia, geografia, etc.).
- Conclua o parágrafo reforçando a relação do seu argumento com a tese.
- Comece com um tópico frasal que introduza seu segundo argumento (também mencionado na introdução).
- Desenvolva este argumento da mesma forma que fez no parágrafo anterior, usando mais exemplos, dados ou referências.
- Reforce como este argumento apoia sua tese.
- Dica: Se você tiver um terceiro argumento forte, pode criar um terceiro parágrafo de desenvolvimento (totalizando 3 de desenvolvimento e 5 no total).
- Retome sua tese com outras palavras, confirmando seu ponto de vista.
- Apresente a Proposta de Intervenção Social detalhada. Ela precisa responder a cinco perguntas essenciais:
- O quê? (A ação concreta para resolver o problema)
- Quem? (O agente responsável por realizar a ação: governo, ONGs, família, escola, mídia, sociedade)
- Como? (O modo/meio pelo qual a ação será executada)
- Para quê? (O efeito ou a finalidade da ação)
- Detalhe/Aprofundamento: Um detalhamento a mais da ação, do agente ou do modo de execução.
- Coerência e Coesão: Suas ideias precisam estar bem conectadas. Use conectivos (além disso, entretanto, portanto, dessa forma, em suma, etc.) para ligar parágrafos e frases.
- Domínio da Norma Culta: Fique atento à gramática, ortografia, pontuação e concordância. Erros podem reduzir sua nota.
- Repertório Sociocultural: Mostre que você tem conhecimento de mundo! Use referências de diferentes áreas do conhecimento para embasar seus argumentos.
- Clareza e Objetividade: Seja direto e evite enrolar. Sua mensagem deve ser compreendida facilmente.
- Respeito aos Direitos Humanos: Sua proposta de intervenção e seus argumentos jamais podem ferir os Direitos Humanos
As Propriedades Periódicas: Poluição em Rios, Mares e no Planeta
A densidade, uma propriedade física que varia periodicamente, é um fator crucial. Derramamentos de petróleo, por exemplo, demonstram a menor densidade do óleo em relação à água, fazendo com que o petróleo flutue e forme uma camada superficial que impede a troca gasosa, asfixiando a vida marinha e as aves. Por outro lado, metais pesados como o mercúrio e o chumbo, notoriamente densos, tendem a se depositar no fundo de rios e oceanos. Essa alta densidade não só dificulta sua remoção, como também os torna persistentes, acumulando-se no sedimento e entrando na cadeia alimentar, onde sofrem biomagnificação.
A eletronegatividade, a capacidade de um átomo atrair elétrons em uma ligação, desempenha um papel fundamental na reatividade e toxicidade dos poluentes. Elementos com alta eletronegatividade, como o oxigênio e o cloro, podem reagir intensamente com outras substâncias, formando compostos estáveis ou, no caso de poluentes, alterando o equilíbrio químico do ambiente. Metais pesados, por sua vez, muitas vezes em suas formas iônicas (que se formam dependendo da energia de ionização, a energia necessária para remover um elétron, e da afinidade eletrônica, a energia liberada ao ganhar um elétron), possuem forte afinidade por grupos químicos presentes em enzimas e proteínas de organismos vivos. Essa "atração" eletrônica desestabiliza as funções biológicas, levando a danos neurológicos, renais e outros problemas de saúde em peixes, animais marinhos e humanos.
A facilidade com que certos elementos se ionizam também determina sua solubilidade e mobilidade na água. Íons formados a partir de poluentes podem se dissolver na água e viajar por longas distâncias, contaminando ecossistemas inteiros. Por outro lado, a formação de precipitados (compostos insolúveis) pode levar à acumulação desses poluentes no sedimento do fundo, onde persistem por décadas ou séculos.
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